Materiais
Aqui você encontra todos os conteúdos e técnicas utilizadas nos projetos do Leds. Aqui a força é compatilhada com você.
MATERAIS PARA PROJETOS:
Leds Up! - Framework de Desenvolvimento de Soluções e Educação: esse foi construído tomando como base os conceitos e princípios que regem as seguintes técnicas de desenvolvimento de soluções e educação: Educação Centrada no Estudante (Sala de aula invertida, Aprendizagem Centrada no estudante e Aprendizado baseado em projeto) Manifesto Ágil, HCD (Human Centered Design), eXtreme Programming e outras abordagens que serão apresentadas no Capítulo Nossas Inspirações. É importante comentar que sendo um framework, os usuários deste não precisam seguir todos os passos e ferramentas para executar um projeto. Cada projeto pode executar as etapas e ferramentas conforme a necessidade.
LedsZeppellin: A solução de Integração e Entrega contínua: é um conjunto de ferramentas, ou solução caso achem melhor, que o Leds utiliza implementar os conceitos de Integração contínua e Entregas Contínuas.
MATERIAIS DE ENSINO PARA CURSOS REGULARES:
Despertar da Força: o curso de Gestão de projetos ágeis do Leds: curso que visa o desenvolvimento de habilidades básicas relacionadas ao gerenciamento de projetos interdisciplinares, inovação e métodos ágeis, para os professores e alunos dos Institutos Federais. O curso faz parte de um projeto de desenvolvimento de laboratórios, a Rede Leds, dentro da rede dos Institutos capaz de interligar a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade, desenvolvendo projetos colaborativos tentando resolver problemas reais.
Especialização técnica em Desenvolvimeto de Sistemas Web com metodologias ágeis: curso de desenvolvimento de sistemas web que utiliza metodologia Leds Up! como modelo de ensino.
- Apresentação contendo os resultados: apresentação contendo os resultados alcançados pela especialização técnica como, por exemplo, taxa de evasão de 0%.
- PPC do curso
- Exemplo de cronograma de planejamento de aulas: cronograma detalhado das aulas e das apresentações das entregas dos alunos.
- Exemplo de avaliação diagnostica inicial da turma: utilizada para verificar o "nível de conhecimento" da turma antes de começar o curso. Feita na primeira semana de aula.
- Exemplo de avaliação diagnotica final da turma: utilizada para verificar o "nível de conhecimento" da turma ao final do curso. Feita no último dia de aula.
- Chamada pública de projetos: formulário utilizado para realizar a chamada pública de projetos.
- Questionário de avaliação dos trabalhos enviado aos clientes dos alunos: esse formulário foi utilizado para obter o feedback dos clientes que solicitaram os projetos aos alunos.
- Questionário Diagnostico Inicial do aluno: utilizado para obter uma visão geral da turma no início do curso.
- Questionário Diagnostico Final do aluno: utilizado para obter um diagnostico final do aluno ao final do curso.
- Questionário sobre o curso: utilizado para buscar dados sobre o aluno referente a sua opinão do curso.
- Exemplo de Diário de Bordo feito pelos professores: exemplo de diário de bordo feito pelos professores, ao final de cada classe. Assim, os professores compartilhavam as impressões que tiveram sobre a turma.
- Exemplo de Diário de Bordo feito pelos alunos: exemplo de diário de bordo feito pelos alunos em seu grupo.
- Exemplo do relatório produzido pelos alunos: exemplo de relatório explicando detalhes sobre o projeto escolhido.
- Exemplo de Avaliação das competêcias dos alunos: exemplo de formulário utilizado para avaliar as competências dos alunos ao longo do curso.
Projeto do Leds: Esse documento foi escrito para oficializar o Leds como programa de extensão do Campus Serra em 2015. Nós evoluímos muito desde então. Esse documento pode ser utilizado como base para a criação de outros programas semelhantes na Rede IFs. Vale lembrar que o nome Leds está associado ao Instituto Federal do Espírito Santo.
Redes Sociais