Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Valores e Principios
Início do conteúdo da página

Valores e Principios

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 15h11 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 15h18

Valores

Pensamento crítico e criativo mais que técnicas e métodos
Integração de conhecimento mais que conhecimento isolado
Trabalho em equipe mais que individualismo
Resolução de problema mais que estudos teóricos

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

 

Principios

A Força está em Todos.

Quando colaboramos e nos unimos ampliamos o alcance de nossas ações. Além disso, todos possuem o potencial para realizar algo, sem distinção.

Antes de tudo, somos todos aprendizes.

Antes dos títulos e funções como professores, alunos, pesquisadores, clientes, somos aprendizes. Essa é uma característica inata do ser humano e graças a ela aprendemos a andar, falar, etc. Professores aprendem com alunos e com outros professores, alunos aprendem com professores e outros alunos e todos nós aprendemos com a sociedade. Todo mundo tem alguma coisa para aprender, e todo mundo tem algo para ensinar. No Leds, não há detentores do conhecimento, há colaboradores na construção dele.

Empatia transforma o mundo.

Precisamos conhecer os problemas que a sociedade nos traz e as pessoas da comunidade atingidas por eles. Quem se importa tem motivação. Sabemos que o conhecimento técnico é importante na solução de problemas, mas valorizamos ainda mais a empatia. Empatia é nosso combustível, é o que nos move.

Respeitamos as individualidades.

Nossa equipe é formada por pessoas diferentes, e o respeito pelos talentos e pelas limitações de cada um, assim como pelas características individuais e suas vidas particulares, deve estar sempre em foco.

O erro pode ser transformado em aprendizado.

Quem muito teme o erro não tenta. Quem não experimenta não descobre. Por isso, não temos medo de errar. Fazemos mesmo com falhas e erros, mas fazemos! Antes feito que perfeito! Podemos transformar nossos erros em aprendizado sempre.

Conhecimento não é propriedade, é responsabilidade.

O que sabemos deve estar a serviço da vida, da melhoria das condições sociais, da resolução de problemas concretos. Ter conhecimento não é uma forma de impor poder, mas sim de ajudar a sociedade. Afinal, grandes poderes (conhecimento) trazem grandes responsabilidades (Tio Ben).

Somos tolerante com os intolerantes.

Quando um indivíduo da equipe ou cliente estiver se comportando com rispidez e intolerância, não vibramos a intolerância junto com ele. Conversas amigáveis são sempre a melhor solução para superar impasses e crises.

Foco nas Pessoas e não nos Métodos e Ferramentas

As pessoas são o foco do nosso trabalho. A aprendizagem é centrada no aluno, em suas características e demandas. Da mesma forma, no desenvolvimento das soluções, o foco está no cliente e em suas necessidades, e não nas metodologias e tecnologias.

Indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão

Acreditamos que os três elementos em conjunto que são capazes de oferecer uma educação de qualidade. Não existe uma hierarquia entre eles, mas sim complementaridade na formação de pessoas e no desenvolvimento de soluções inovadoras. Ensino, pesquisa e extensão são os pilares da educação.

Educação para a Vida

Nosso foco não é somente a formação de um profissional de modo a atender demandas de mercado, nem transmitir conhecimento tecnológico, mas sim a formação para a vida (Longlife Learning). Em outras palavras, nosso foco é a formação de um cidadão. A formação profissional é o nosso meio para tal. No Leds a educação possui os quatro pilares, com base nos definidos pela Unesco: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.

registrado em:
Fim do conteúdo da página